Numa abordagem simples, a linguística é a ciência que estuda e explora as características da linguagem utilizada por nós, os humanos. Contudo, quando nos referimos ao conceito do que é a literatura, a nossa definição tem sido alterada com o passar dos tempos, havendo alterações semânticas bastante relevantes.
É, somente, a partir de um texto, em que frases e palavras estão articuladas de forma a produzir significado, que se pode abordar a língua de forma lúcida e inteligível. Assim sendo, o ensino de Língua Portuguesa deve, sempre, considerar a linguagem na sua complexidade e, também, nas suas especificidades, de acordo com os seus diferentes registos.
Para o domínio da língua, é importante que o indivíduo tenha acesso às formas textuais, tanto por meio da leitura, como por meio da produção escrita. Tais experiências com a linguagem contribuem para a formação de cidadãos críticos e culturalmente bem preparados.
Ao entender a Literatura como uma manifestação linguística em que a reflexão sobre as implicações dos meios de expressão desperta a atenção para entender como o sentido se faz e o prazer se produz, destaca-se o grande poder de comunicação que o texto literário possui, acrescentando, ainda, a própria experiência cultural que a obra pode encerrar, independentemente do meio em que ela possa se manifestar.
Hoje, as informações são veiculadas pelas mídias digitais, o que influencia até a linguagem da Literatura, que se vem adaptando às formas de comunicação contemporâneas, calcadas na audição e na visão. Nesse contexto, a propulsão desenfreada de informações, por vezes, exclui a reflexão.
Incorporando-se ao ritmo “atropelado” da geração digital, a Literatura não mais se constitui como força motriz do processo cultural.
No entanto, estudar abordagens teóricas do texto literário e analisar metodologias de ensino que levem, em conta, o universo cultural tão plural e contemporâneo. são ações que definem novos rumos de pesquisa e de procedimentos pedagógicos.
Nesse sentido, para a fruição da leitura do texto literário, é necessário conhecer o texto, compreendê-lo – o que, naturalmente, para os leitores iniciantes e menos preparados, é uma tarefa que, dificilmente, consegue, fazê-lo de forma autónoma.
Para a compreensão, é preciso depreender os tópicos significativos, descobrir as amarrações linguísticas que os constituem, perceber os efeitos de sentido, fazer inferências sobre as relações do texto com o mundo, consigo mesmo e com os outros. As propostas de abordagem da leitura precisam de ser actualizadas e ajustadas às emergências do nosso tempo e, também, que promovam diferentes e renovadas conexões. Desta forma, nos dias de hoje, num mundo amplamente globalizado e bastante tecnológico, a leitura em ambiente virtual é uma realidade inquestionável. Actualmente, aposta-se na ação pedagógica que visa contribuir para a melhoria da compreensão da leitura e da literatura, quer por meio de propostas interativas que contem com os recursos da informática, quer por meio de objetos de aprendizagem.
Como primeiro componente de um paradigma de interface, considera-se a importância da organização linguística do texto para a construção da literariedade.
Nessa concepção, a análise dos elementos linguísticos, marcadores dos planos que constituem a língua, pode ganhar um espaço especial. Assim, para a realização de inferências de elementos da literariedade do texto, é preciso explorar o plano fónico (sonoridade e ritmo), o plano mórfico (estrutura vocabular e uso de categorias gramaticais), o plano sintático (funções sintáticas e elementos coesivos gramaticais), o plano semântico (significados dos vocábulos, polissemia, elementos coesivos lexicais e coerência) e o plano pragmático (relações entre o texto e as situações de uso) (PEREIRA, 2009b).
Essa breve abordagem evidencia como o aporte teórico da Linguística se sintoniza com a abordagem da Teoria da Literatura, que busca os elementos que contribuem para redimensionar a leitura de mundo do leitor. O trabalho pedagógico de ensino da leitura na interface Literatura x Linguística permitirá um conhecimento mais consistente do texto literário, condição para apreciação, valorização e desenvolvimento do desejo de uma aproximação cada vez maior.
A proposição de procedimentos pedagógicos, organizados por meio de objetos de aprendizagem, voltados para a leitura da literatura, tendo preservadas as especificidades desse gênero textual, na perspectiva, aqui, eleita, constitui parte do grande desafio desta proposta, que se impõe pelas emergências da contemporaneidade.
A associação com o suporte teórico da Linguística possibilita análises e reflexões com a consistência necessária para que o leitor perceba o texto em sua intimidade e alcance os seus traços literários fundamentais. Trata-se de uma abordagem promissora, no que se refere à busca de novos paradigmas para o ensino da leitura.
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