COMO FOI O MEU PRIMEIRO SEMESTRE NO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA?

by - janeiro 13, 2022

 Olá, pessoal! Como vocês estão? Espero que bem. 

Primeiramente, gostaria de desejar um bom início de ano a todos vocês leitores e leitoras. Que 2022 possa nos trazer um pouquinho de esperança e que todos tenhamos força e saúde para construí-lo!

Bem... Eu fiquei um bom tempo afastada do blog por motivos de estar concluindo a minha primeira graduação como licenciada em letras português e literatura. Foi um período bem difícil entre estágio remunerado e estágios obrigatórios desenvolvendo os meus projetos e também pensando no TCC. Neste mesmo período, dei início ao curso de Medicina Veterinária. Que sempre foi um sonho pra mim! Então, eu acabei ficando atolada em trabalhos e mais trabalhos, práticas presenciais e etc. (risos!)

Enfim, consegui um tempinho livre agora nas férias e vim aqui contar um pouquinho pra vocês sobre como foram estes primeiros 6 meses de curso, o que eu achei do curso, etc. Não irei contar muitas coisas, pois pretendo trazer outros posts para o blog referente ao curso de Medicina Veterinária. Então, conto com a opinião  de vocês também para que me digam o que mais querem saber sobre.




Vamos ao que interessa?

Eu iniciei o curso no mês de agosto de 2021. A forma de ensino ofertada, inicialmente, foi remota-híbrida. Nós tínhamos aulas ao vivo com os professores do curso de forma bem interativa. Algumas professoras utilizavam plataformas de metodologias ativas para que nós pudéssemos fixar de forma eficiente o conteúdo, além de aulas expositivas com slides. Eu gostei muito da metodologia delas! Pois, como todos sabem, o curso de Medicina Veterinária é bem difícil. Há muita leitura de artigos, livros, etc. 

A disciplina de anatomia I foi ofertada integralmente de forma online no início do semestre. Realizamos muitas leituras de lâminas nas classes de biologia (micro) através de slides. A professora unia a leitura dos slides a atividades de fixação no aplicativo Kahoot, o que era bem divertido, pois a turma toda se divertia. Estudamos células (todos os tecidos e suas estruturas), sistemas, etc. As classes eram divididas entre duas professoras de anatomia. Então tínhamos a parte micro e macro da disciplina ministradas por duas professoras diferentes. Na parte macro (ossos), nós aprendemos inicialmente, através de aulas expositivas (slides), as nomenclaturas dos ossos, planos e eixos, acidentes ósseos, etc. 

A disciplina de práticas veterinárias I também foi ofertada de forma online no início do semestre. Nesta disciplina, nós aprendemos tudo o que envolvia grandes e pequenos animais. Formas de contenção física, anamnese, resenhas equinas, tivemos que fazer desenhos dos animais para aprendermos as nomenclaturas de cada parte do corpo, - um adendo nesta parte, não são as mesmas nomenclaturas da disciplina de anatomia I -, semiologia (que é onde o médico veterinário realiza o exame clínico geral, avaliando a postura do animal, parâmetros vitais, mucosas, etc), termos semiológicos (é a parte onde nomeamos tecnicamente o que avaliamos no exame semiológico o que o animal tem: não faz xixi, não bebe água, não se alimenta, etc), aprendemos também sobre as instalações que cada animal deve ficar, a higiene destes locais e também tivemos uma breve introdução a animais silvestres e acidentes que podem ocorrer com eles bem no finalzinho do semestre. No caso, acidentes ofídicos (envenenamento por cobras). Sem esquecer de mencionar também a introdução à ética profissional do médico veterinário, seus direitos, legislações, etc. Esta disciplina também foi ministrada por dois professores. Um responsável pelas práticas em laboratório (teoria) e outro pelas práticas com os animais.

Em meados de setembro para outubro, nós tivemos as primeiras aulas práticas presenciais no campus da faculdade. As primeiras aulas práticas foram da disciplina de práticas veterinárias I onde, inicialmente, tivemos um encontro no laboratório e aprendemos a realizar coleta de sangue, montar equipo, contenções físicas, exame clínico (vacas e éguas prenhes), aplicação de medicações e como retirar estas medicações das ampolas e aplicar no acesso venoso do animal... Ah, essa aula foi muito bacana! Nos sentimos verdadeiros médicos (risos!) todos vestidos de jaleco branco, usando luvas, máscaras (protocolo sanitário COVID-19) e jalecos do tecido tnt (também protocolo COVID-19). Todas estas atividades foram realizadas em manequins que simulavam a estrutura física dos animais. A nossa instituição não realiza estas práticas de laboratório em animais vivos ou cadáveres. São bonecos e peças de gesso. 


obs: o sangue coletado que está na seringa é falso!

Somente no segundo encontro presencial nós tivemos contato com os animais. Realizamos apenas anamnese e exame clínico (semiologia). Aprendemos neste dia a auscultar frequência cardíaca e respiratória, avaliamos mucosas, o professor fez uma rodada de perguntas e respostas conosco onde fizemos uma resenha e também citamos as nomenclaturas que aprendemos. Tivemos contato com duas éguas, duas cabras e quatro ovelhas. E gente, confesso que essa aula foi muito mais especial do que a aula prática no laboratório! Pois aprendemos a teoria na prática e foi muito bacana.




Já as aulas práticas de anatomia I foram as últimas presenciais do semestre. Como eu disse acima, tivemos contato apenas com peças de gesso que simulam os órgãos e ossos de cada parte do corpo dos animais. Eram de animais variados como cães, gatos, cavalos, bois, etc. Nesta disciplina não tivemos nenhum contato com cadáveres ou animais vivos. Também observamos lâminas no microscópio e foi muito bacana. Não pude tirar foto nesta aula! (risos).

Foi um semestre bem difícil, as disciplinas são bem complexas e se você não prestar atenção, não aprende. Mas ainda bem que todas as aulas ficavam gravadas para que todos os alunos pudessem rever e estudar para as provas e trabalhos que os professores nos solicitavam para realizarmos. Principalmente a disciplina de anatomia. São muitas nomenclaturas difíceis e vários ossinhos pra você lembrar os nomes e tipos de acidentes ou enfermidades que pudessem acometê-los. Haja memória para guardar tudo isso! (risos).

Mas, no final, o sentimento de realização foi maior do que o medo! Era tudo muito novo, muita adaptação, muito estresse, muita decepção também. Mas, como eu disse, compensa passar por tudo isso!

Tentei ser breve e não contar muita coisa pra vocês! 😆

Espero que vocês tenham gostado e que queiram ver os próximos relatos que trarei para vocês. Comentem aqui embaixo o que vocês querem saber. Não esqueçam de compartilhar nas redes sociais de vocês e não fiquem assustados... O blog está sendo reformado! Em breve trago mais atualizações.

Um abraço virtual e fiquem com esta foto fofinha que eu tirei com um cabritinho lá no pavilhão da faculdade! 😍




You May Also Like

0 comentários